Politica de Privacidade e Proteção de Dados

A Planycorpo, Fisioterapia, Lda., com sede na Rua Dr. José Guilherme Faure Fração A Nº 1 3520-054 Nelas, no âmbito da sua atividade de prestação de serviços de Fisioterapia, Segurança e Saúde no Trabalho, Formação, Ergonomia e venda de produtos, procede à recolha e tratamento de dados pessoais dos seus clientes de acordo com as condições comerciais estabelecidas. Porque valoriza a confiança depositada por todos os seus clientes, fornecedores e parceiros, a Politica de Privacidade e Proteção de Dados estabelece os principais procedimentos implementados relativos à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses mesmos dados.

DADOS PESSOAIS

Consideram-se Dados pessoais, a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (titular dos dados). É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo toda a informação, de qualquer natureza e independentemente do suporte em que se encontre armazenada, relativa a características pessoais ou circunstâncias materiais de uma pessoa singular ou identificável, nomeadamente mas não limitada ao nome, data nascimento, morada, ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular. Os dados pessoais dos nossos clientes são recolhidos com o objetivo de gerir a relação contratual estabelecida no âmbito da prestação dos serviços, adequando os resultados alcançados aos objetivos e interesses do cliente, através do cumprimento legal, faturação, no desenvolvimento de investigações e na divulgação de informações em ações de marketing.

Os Dados Pessoais recolhidos são agrupados em:

Dados de Identificação e Contacto

Nome, endereço, número de telefone, correio eletrónico, número de identificação fiscal, morada fiscal, data de nascimento, Número, tipo e validade do documento de identificação, número de segurança social, endereço IP

Dados Relativos à Imagem

Fotografias e filmes;

Dados Profissionais

Data de admissão na função, posto de trabalho, categoria profissional, registos de formação, registo de entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Dados Sensíveis

Registos médicos, exames complementares de diagnóstico, dados biométricos, localização, informações clinicas, físicas e mentais, condição física.

As diferentes categorias de dados pessoais recolhidos têm como finalidades: i) o acesso à área de cliente no website; ii) a divulgação de newsletters informativas; iii) a aquisição de produtos e serviços; iv) a vigilância da saúde; v) contacto; vi) faturação; vii) participação em inquéritos ou projetos de investigação, viii) a divulgação no website e redes sociais.

RECOLHA E UTILIZAÇÃO DE DADOS

A disponibilização, pelos utilizadores, dos seus dados pessoais implica o conhecimento e aceitação das condições constantes desta Política de Privacidade e Proteção de Dados. Ao disponibilizar os seus dados pessoais, o cliente está a autorizar a recolha, uso e divulgação dos mesmos de acordo com as regras aqui definidas e nos instrumentos de recolha aplicáveis. Adicionalmente, os dados pessoais poderão, ainda, ser tratados para efeitos de cumprimento de obrigações legais. Todos os dados recolhidos são identificados quanto à i) origem; ii) data de inserção; iii) prova de aceitação dos titulares (consentimento informado e consentimento informado do representante legal de crianças com idade inferior a 16 anos); iv) propósito de recolha; v) política de retenção; vi) pessoas autorizadas; vii) local de armazenamento (fontes internas e externas); viii) processo de transferência de dados.

Os Dados de Utilização recolhidos podem incluir a identificação única do dispositivo, tipo e versão do navegador, sistema operacional, selo da data/hora, endereço IP, nome de domínio, URLs referenciados, estatísticas sobre o número de visitantes do website, número de páginas visitadas, dados de fluxo de cliques e navegação bem como as taxas de resposta do utilizador. A recolha de Dados de Utilização serve essencialmente para:

  1. Identificação dos Dispositivos para controlar o número de utilizadores dos serviços e otimizar a sua interação e utilização.
  2. Cookies são pequenos fragmentos de informação que um website transfere para o seu computador. A utilização de cookies serve para identificação de sessão (expiram quando o utilizador fecha o navegador) e para facilitar o funcionamento dos serviços, adaptando o conteúdo à medida do utilizador. A maioria dos navegadores tem opções que lhe permitem controlar se aceita ou não cookies, dando-lhe a opção de os excluir por completo.
  3. Ficheiros de Registo de data e a hora em que o utilizador visitou o website, as páginas que consultou, a referência, tipo de navegador que utiliza, tipo de sistema operativo e domínio.
  4. ETags são valores únicos utilizados para o caching da página web que permitem a um visitante ser reconhecido em visitas posteriores. O utilizador poderá remover ETags do seu navegador, seguindo as instruções do mesmo para limpar o cache.
  5. Scripts são códigos incorporados nas páginas web com o objetivo de recolher informações relativas ao navegador para o prestador de código. O utilizador poderá desativar os scripts do seu navegador, seguindo as instruções mesmo para desativar scripts.
  6. Clear Gifs (Web Beacons/Web Bugs) permitem gerir melhor o conteúdo do site informando do tipo de conteúdo visualizado ou selecionado. Clear Gifs são gráficos minúsculos com um identificador único com uma função semelhante à dos cookies. Não são associados Dados de Utilização recolhidos por Clear Gifs aos Dados Pessoais.

O utilizador controla a opção de receber as comunicações de marketing. Se optar por não fornecer Dados Pessoais ou determinados Dados de Utilização para fins que não sejam exigíveis à utilização dos Serviços (por exemplo, receber comunicações de marketing), tal não o impedirá de aceder ao site, mas poderá limitar o acesso a informações dos serviços disponíveis. Poderão ser combinados dados pessoais e dados de utilização de forma a potenciar as experiências dos utilizadores no acesso à informação.

DIVULGAÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Os dados pessoais só podem ser disponibilizados a terceiros quando tal se encontre especificamente previsto na Lei, ou por consentimento expresso do titular dos dados. Antes de ser fornecida qualquer informação por telefone deverá ser realizada uma adequada identificação do requerente da informação mediante contraste de dados pessoais específicos. O requerente deve ser previamente informado de que as informações solicitadas para efeito de contraste configuram uma medida de proteção dos seus próprios dados pessoais. O fornecimento de dados pessoais a cônjuges ou legalmente equiparados das pessoas cujos dados pessoais são recolhidos seguirá as mesmas regras que a prestação de informação a terceiros. Em caso de exigência de dados pessoais por auditores ou autoridades externas, o seu fornecimento será limitado ao estritamente necessário para que essas entidades possam executar adequadamente as tarefas e funções que por via da lei ou de contrato lhes estão cometidas. No caso de dúvida sobre direitos de acesso a informação, deverá ser consultada a Gerência. A partilha de Dados Pessoais com terceiros ou subcontratados (prestadores de serviço externo, fornecedores, vendedores, agentes, parceiros ou empresas externas) que atuem em nome da Planycorpo, Fisioterapia Lda no âmbito dos serviços por estes prestados, encontra-se definida contratualmente e obedece às mesmas premissas da presente Politica de Privacidade e Proteção de Dados, incluindo recolha, análise, arquivo de dados e não utilização ou divulgação além do estritamente necessário no âmbito dos serviços prestados. A divulgação dos Dados Pessoais pode ocorrer sem autorização expressa do titular dos dados para: i) a proteção ou defesa dos direitos de propriedade da Planycorpo, Fisioterapia Lda ou dos seus clientes; ii) no cumprimento de legislação aplicável (nomeadamente na área laboral, fiscal ou social); iii) no seguimento dos interesses vitais do titular dos dados; iv) na resposta a intimações ou notificações legais. Ao utilizar os serviços e fornecimento dos Dados Pessoais à Planycorpo Fisioterapia Lda, está salvaguardada a não transferência internacional, a não venda, aluguer ou troca a menos que seja obtido o consentimento explícito do titular dos dados e a não utilização de perfis (forma automatizada de dados pessoais que consista em utilizar esses dados pessoais para avaliar certos aspetos pessoais de uma pessoa singular).

TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Por tratamento de dados pessoais entende-se qualquer operação ou conjunto de operações sobre dados pessoais, efetuadas com ou sem meios automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a comunicação por transmissão, por difusão ou por qualquer outra forma de colocação à disposição, com comparação ou interconexão, bem como o bloqueio, apagamento ou destruição. A informação pessoal é recolhida, processada e utilizada: i) na base de uma relação contratual e confidencial com a pessoa singular ou coletiva em causa; ii) com o consentimento por escrito, informado e explicito das pessoas envolvidas; iii) com o detalhe que é legalmente possível ou requerido. Todos os procedimentos para tratamento de dados pessoais deverão cumprir os requisitos impostos pelas normas aplicáveis na legislação vigente. Qualquer alteração ao método de recolha e tratamento de dados pessoais deverá ser comunicado à Gerência para verificar a sua viabilidade e conformidade com as normas aplicáveis. A recolha de dados deverá ser efetuada para finalidades determinadas e estar limitada à informação necessária para o tipo de atividade em causa, não podendo incidir, a não ser com o consentimento prévio do titular dos dados, sobre dados pessoais referentes a convicções filosóficas ou políticas, filiação partidária e sindical, fé religiosa, vida privada, origem racial ou étnica, saúde ou vida sexual. Considera-se autorizada a recolha e tratamento de dados para efeitos de medicina preventiva ou do trabalho, para a avaliação da capacidade de trabalho do empregado, o diagnóstico médico, a prestação de cuidados ou tratamentos de saúde, ação social, gestão de sistemas e serviços de saúde, por força de um contrato com um profissional de saúde, sob reserva das condições e garantias de que os dados devem ser tratados, sob a responsabilidade de um profissional sujeito à obrigação de sigilo profissional, regulamentação estabelecida pelas autoridades nacionais competentes, ou por outra pessoa igualmente sujeita a uma obrigação de confidencialidade ao abrigo do direito da União ou dos Estados-Membros. Os dados pessoais recolhidos deverão ser exatos e deverão ser atualizados se necessário, devendo ser tomadas as medidas adequadas para que sejam apagados ou retificados os dados inexatos e incompletos. Sempre que possível, a informação deverá ser anónima e podem ser utilizados pseudónimos. Em caso de transferência de informação pessoal e/ou dos respetivos suportes, deverão ser tomadas medidas especiais de segurança.

PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Planycorpo, Fisioterapia Lda implementou um conjunto de medidas físicas, organizacionais, técnicas e processuais para Proteção dos Dados recolhidos, bem como, de prevenção ao tratamento não autorizado e ilícito, perda, destruição ou danificação acidental. O rigor das medidas de proteção implementadas, é proporcional ao nível de confidencialidade dos dados a proteger.

  1. Sistema de Segurança Física de Dados;
  2. Classificação dos dados de acordo com o seu nível de confidencialidade;
  3. Pseudonimização e cifragem de dados pessoais;
  4. Utilização de conexões seguras através da instalação de firewalls;
  5. Encriptação de sistemas de divulgação de dados pessoais Secured Socket Layers (SSLs) quer em correio eletrónico, quer na área de cliente disponível no website;
  6. Confidencialidade, integridade, disponibilidade e resiliências permanentes dos sistemas e dos serviços de tratamento;
  7. Disponibilidade e acesso aos dados pessoais de forma atempada no caso de incidente físico ou técnico;
  8. Processos técnicos de auditoria e monitorização ao sistema de dados, de forma a garantir a eficácia das medidas adotadas e a segurança do tratamento;
  9. Sistema de rastreamento e reporting no uso da internet e bases de dados;
  10. Software de identificação de intrusões;
  11. Autenticação individual e controlo de acessos aos dados físicos e digitais
  12. Formação contínua de colaboradores;

ATUALIZAÇÃO, ARQUIVO e TRANSFERÊNCIA DOS DADOS

Todos os titulares dos dados poderão, a qualquer momento, aceder, atualizar, retificar, limitar ou apagar os seus dados pessoais, desde que salvaguardadas as exigências legais aplicáveis de conservação dos dados, revogar um consentimento anteriormente concedido ou solicitar a transferência dos seus dados, bastando para tal contactar a Planycorpo, Fisioterapia através dos seus canais de comunicação disponibilizados (correio eletrónico ou presencialmente nas suas instalações). Poderão ainda exercer o direito de oposição à utilização dos dados para fins comerciais, sem que tal comprometa a licitude do tratamento efetuado ao abrigo do consentimento informado emitido, bem como o direito à portabilidade dos dados. Os dados pessoais recolhidos, serão armazenados apenas pelo período de tempo estritamente necessário para as respetivas finalidades de tratamento (um ano após a cessação contratual ou após o término da obrigatoriedade legal de arquivo).

Caso os dados sejam tratados para diversas finalidades, serão automaticamente apagados ou armazenados num formato que não permita retirar conclusões sobre a sua identidade, assim que se extinga a última finalidade específica. Em caso de dúvida ou pedido de esclarecimento, poderá contactar o Encarregado da Proteção de Dados, através do email: protecao.dados@planycorpo.pt, com um período de resposta previsto de 72 horas.

RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO E PROTEÇÃO DE DADOS

A Planycorpo, Fisioterapia, Lda., é responsável pelo tratamento dos dados pessoais que recolhe no âmbito do desenvolvimento da sua atividade comercial. No entanto, todos os colaboradores ou unidades da empresa que utilizem dados pessoais são individualmente responsáveis pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis. Os responsáveis de departamentos devem garantir que os processos de recolha de dados estão de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados. Todos os colaboradores têm a obrigação de garantir a confidencialidade dos dados como parte indissociável das suas funções previstas no contrato de trabalho. Deverão também proceder em conformidade com toda a informação e formação recebida e cumprir todas as orientações definidas na Política de Privacidade e Proteção de Dados. O não cumprimento destas obrigações pode ter consequências disciplinares. O colaborador obriga-se a comunicar à Gerência, no prazo máximo de 24 horas, qualquer violação de dados pessoais que seja do conhecimento do mesmo, independentemente da sua responsabilidade, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal. Da informação disponibilizada deve constar: i) a natureza da violação dos dados pessoais incluindo, se possível, as categorias e o número aproximado de titulares de dados afetados; ii) o nome e contactos do encarregado da proteção de dados ou de outro ponto de contacto onde possam ser obtidas mais informações; iii) a descrição das consequências prováveis da violação de dados pessoais; iv) as medidas adotadas ou propostas pelo responsável pelo tratamento para reparar a violação de dados pessoais. A Gerência deve determinar a notificação das violações de dados pessoais ao titular e à autoridade de controlo, sem demora justificada e, sempre que possível, até 72 horas após conhecimento da mesma.

GESTÃO DE DADOS DOS COLABORADORES

Os dados pessoais dos colaboradores serão tratados de acordo com a política de privacidade e proteção de dados, levando em consideração os direitos e os requisitos operacionais. Os dados pessoais dos colaboradores são tratados exclusivamente no âmbito dos contratos de trabalho. O tratamento de dados pessoais do colaborador no âmbito de uma relação de negócio tem subjacente o mesmo procedimento de tratamento de dados que um cliente normal. O acesso a esta informação encontra-se descrito no Regulamento Interno da empresa. A obrigação de confidencialidade por parte dos colaboradores da Planycorpo, Fisioterapia Lda relativamente aos dados pessoais a que tiverem acesso por força das suas funções, consta dos contratos de trabalho, mantendo-se em qualquer caso em vigor mesmo após o termo das respetivas funções ao serviço da empresa.

ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS E CONTACTOS

Esta Política de Privacidade e Proteção de Dados está sujeita a revisão no mínimo anualmente ou sempre que se altere alguma condição aqui representada. Caso sejam efetuadas quaisquer alterações materiais na forma como utilizamos os Dados Pessoais dos nossos clientes, passaremos por notificar os clientes, enviando-lhe um e-mail ou carta, para os contactos fornecidos e atualizando a informação no site e instalações. Para obter instruções sobre como alterar qualquer uma das suas preferências de privacidade, aceder ou atualizar os seus Dados Pessoais, ou para quaisquer questões relacionadas com a proteção de privacidade e de dados, contacte-nos através de protecao.dados@planycorpo.pt ou na Rua Dr. José Guilherme Faure, Fração A Nº1 3520-054 Nelas, com o telefone 232945945 ou 232945946.

COOKIES

Tal como a maioria dos websites, para que possa funcionar corretamente, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos ficheiros denominados cookies:

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno ficheiro de texto que um site instala no seu computador ou dispositivo móvel quando o visita. Estes ficheiros permitem que durante um certo período de tempo o site se «lembre» das suas ações e preferências, nomeadamente do nome de utilizador, do idioma escolhido, do tamanho dos caracteres e de outras definições de visualização. É por isso que quando percorre as páginas de um site ou o volta a visitar não tem, em princípio, de voltar a indicar as suas preferências.

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  • Para gerir as submissões nos formulários de contacto. É enviada uma compilação dessa informação para o nosso e-mail geral. Apesar de apenas uma pessoa ter acesso a este e-mail, os seus dados poderão ser processados pelos restantes elementos da equipa Planycorpo;
  • Para gerar estatísticas que nos permitem determinar a sua interação com este website, incluindo a recolha dos seus dados demográfcos;

E os cookies?

Pode controlar ou apagar os cookies se assim o desejar. Para mais informações, consulte aboutcookies.org. Pode apagar todos os cookies já instalados no seu computador ou dispositivo móvel ou ativar uma opção disponível na maioria dos programas de navegação que impede a sua instalação. Mas se o fazer, poderá ter de configurar manualmente algumas preferências sempre que visitar um site. Se assim for, corre o risco de desativar determinados serviços e funcionalidades. Pode facilmente aceitar ou recusar que o site da Triplo instale cookies no seu computador ou dispositivo móvel clicando numa das seguintes ligações: Aceito a instalação de cookies / Recuso a instalação de cookies. No entanto, aconselhamos a rever as suas preferências de utilização do nosso site através do pop-up criado para o efeito de forma a tirar o máximo partido do nosso website.